RAVE GBA
Ilha Terceira
Açores
RAVE TERCEIRA 2024 MATELA
Fotografias vencedoras do concurso
1º PRÉMIO: Ana Monteiro
Título: Sentinelas.
Descrição: Sentinelas observam a mudança à sua volta.
Prémio biodiversidade: Ana Monteiro
Título: Sentinelas.
Descrição: Sentinelas observam a mudança à sua volta.
Prémio paisagem: Luis David Hernández
Título: Natural window.
Descrição: In this photograph you can see a hole made in a leaf (probably by a caterpillar). Through this hole we can see the path we found in Matela. As the title say, this hole works like a little window through which we see this path.
Prémio presença humana: Zsófia Varga
Título: Tão perto e, no entanto, tão longe.
Descrição: In Matela, the sky feels almost within reach, yet it remains distant. People, too, seem distant... drifting farther away from nature, like the ripples spreading apart on the water's surface, stirred by falling leaves in puddles.
Biodiversidade: Paulo A. V. Borges
Título: Mil-pés a pastar nos musgos.
Descrição: Mil-pés Blaniulus guttulatus (Fabricius, 1798) (Diplopoda) a pastar numa mancha de musgos no tronco de uma árvore.
Menções Honrosas
Paisagem: Stefania Popescu
Título: The ant seeing a tree.
Descrição: A photo from an ant's perspective.
Presença humana: Zsófia Varga
Título: Efeito Borboleta.
Descrição: A lone footprint in the mud symbolizes the cascading impacts of humans on natural ecosystems.
Que é uma RAVE
A RAVE (Rapid Assessment Visual Expedition) é um tipo de projeto criado pela International League of Conservation Photographers (Liga Internacional de Fotógrafos da Conservação (iLCP)), que procura realizar um levantamento visual de ecossistemas ameaçados num curto espaço de tempo. Em Portugal este conceito foi pela primeira vez adotado em 2011 pelo Grupo da Biodiversidade dos Açores (GBA) e pelo RCE-Azores, e conta com quatro edições.
Em 2024, o principal objetivo deste projeto é obter o retrato da Matela, uma Área Protegida para a Gestão de Habitats ou Espécies do Parque Natural da ilha Terceira, caracterizando-a, ao nível das espécies, paisagens e outro património, em 24 horas.
Os objetivos específicos da RAVE TERCEIRA 2024 são:
-
Fomentar o conhecimento da Matela e da sua biodiversidade.
-
Realizar um levantamento visual do ecossistema.
-
Promover a consciência ambiental e o respeito pela natureza, inspirando uma mudança de atitudes perante o ecossistema retratado e o ambiente em geral.
-
Promover o contato com a natureza e o bem estar dos participantes.
-
Obter imagens e narrativas que possam ser úteis para ações de educação, conservação e decisão ambiental.
"A biodiversidade, como tema complexo que é, admite visões e perspetivas diferentes. No sentido de expandir o conhecimento, tanto da comunidade científica como da população local, acreditamos que a exploração deste conceito entre um grupo diversificado de cidadãos é fundamental para promover a “educação para o desenvolvimento sustentável” e garantir a preservação da biodiversidade única das ilhas dos Açores. Pretendemos gerar maior consciência sobre a biodiversidade e a sua integração com a sustentabilidade ambiental e proporcionar experiências de fruição do património natural das ilhas a todos os participantes."
GBA