RAVE GBA
Ilha Terceira
Açores
Regulamento
1. Organização
1.1. A presente edição do concurso fotográfico “RAVE TERCEIRA 2024 – MATELA” é da responsabilidade do Grupo da Biodiversidade dos Açores (GBA/cE3c).
2. Concorrentes
2.1. Podem candidatar-se ao Concurso todos os interessados, açorianos ou não.
2.2. Cada concorrente deve participar em nome individual, não sendo aceites obras cuja autoria seja coletiva.
​
3. Duração e tema
1.1. Este concurso tem como tema “Biodiversidade dos Açores – MATELA”.
1.2. As fotografias devem ser tiradas na Matela - Área Protegida para a Gestão de Habitats ou Espécies do Parque Natural da ilha Terceira, durante o dia 11 de abril de 2024 (00:00h – 24:00h).
1.3. As fotografias submetidas a concurso terão de ser incluídas numa das seguintes categorias:
1.3.1. Biodiversidade: espécies presentes na área, incluindo espécies indígenas e exóticas.
1.3.2. Paisagem: parte do território, tal como é aprendida pelas populações, cujo carácter resulta da ação e da interação de fatores naturais e/ou humanos.
1.3.3. Presença humana: fotografias que revelam a presença humana num local específico, por exemplo a partir dos possíveis impactos, positivos ou negativos.
​
4. Trabalhos a concurso
4.1. Originalidade: só serão aceites trabalhos originais, obtidos para efeitos deste concurso, no dia e local indicado no ponto anterior.
4.2. Formato
4.2.1. Serão aceites trabalhos em formato digital, obtidos a partir de todo o tipo de máquinas digitais ou telemóveis.
4.2.2. Não serão aceites imagens modificadas digitalmente. No entanto, são admissíveis pequenos ajustes, como correção de níveis de brilho e saturação ou remoção de pequenas manchas.
4.3. Tamanho das imagens: as fotografias devem ser de qualidade reprodutível (mínimo 1 MB e máximo 10 MB), para que possam vir a ser integradas em projeções e eventualmente, na página do Portal da Biodiversidade dos Açores.
4.4. Inscrição
4.4.1. A inscrição é gratuita, mas obrigatória no formulário de inscrição no evento disponível on-line
4.4.2. Só serão aceites trabalhos submetidos a partir do formulário de submissão de fotografias disponível on-line
4.4.3. Cada concorrente só pode apresentar três fotografias a concurso; submetidas no formulário de submissão de fotografias disponível no link referido no ponto anterior.
4.4.4. Cada arquivo fotográfico deve ser designado do seguinte modo: Categoria_Nome e Sobrenome do autor_numero da imagem. Por exemplo, a fotografia apresentada pela participante Celia López em paisagem, deve ser designada: Paisagem_CeliaLopez_1.
4.5. Local e prazo de entrega
4.5.1. As fotografias devem ser submetidas a partir do formulário de submissão de fotografias impreterivelmente até às 19h00 do dia 15 de abril (segunda-feira). A submissão deve considerar as regras e os formatos indicados.
4.5.2. Fotografias enviadas após a data e hora indicadas ou sem utilizar o formulário de submissão de fotografias não serão consideradas na competição.
​
5. Júri
5.1. O Júri será constituído por dois artistas independentes, um membro do Projeto Matela, um membro do Observatório do Ambiente dos Açores e um representante do Grupo de Biodiversidade dos Açores.
5.2. Critérios de avaliação
5.2.1. Cada fotografia apresentada a concurso será tornada anónima e só depois será avaliada por todos os membros do Júri, tendo por base os seguintes critérios: Criatividade, Originalidade, Qualidade técnica, Conformidade com os objetivos do concurso e Apresentação dos elementos solicitados no formulário de submissão.
5.2.2. As decisões do Júri são soberanas e solidárias, não sendo admitido recurso.
5.2.3. O Júri reserva-se o direito de não atribuir qualquer uma das classificações prevista no regulamento, caso considere que as fotografias enviadas a concurso não reúnem as características de avaliação e classificação dos trabalhos definidas por este órgão.
​
6. Divulgação dos resultados
6.1. Os resultados serão divulgados pelas 18h00 do dia 22 de abril de 2024 na página do concurso bem como no Portal e Facebook do Grupo da Biodiversidade dos Açores.
6.2. As fotografias vencedoras serão terão destaque na página do concurso bem como no Portal e Facebook do Grupo da Biodiversidade dos Açores.
6.3. Após este período, as fotografias permanecerão na página web do evento.
​
7. Prémios
7.1. A todos os participantes será entregue um diploma de participação.
7.2. O melhor trabalho apresentado a concurso, independentemente da categoria em que concorre, recebe 100 Euros.
7.3. O melhor trabalho de cada categoria (biodiversidade, paisagem e presença humana) recebe como prémio dois livros da coleção “Guias dos Açores” (IAC).
​
8. Utilização de imagens
8.1. Com a entrega dos trabalhos, cada concorrente deverá confirmar no formulário de submissão a autoria das fotografias e declarar que permite a sua publicação e uso em todo o tipo de publicações, por exemplo no Portal da Biodiversidade dos Açores, em catálogos, exposições, etc., não sendo as entidades promotoras da iniciativa obrigadas a pagar qualquer remuneração ao seu autor.
8.2. As entidades promotoras do concurso comprometem-se a identificar o autor das fotografias em todas as publicações que venham a ser feitas.
​
9. Receção dos trabalhos
9.1. A organização não assume qualquer responsabilidade pelos trabalhos que não estejam em perfeitas condições ou que se venham a extraviar, por razões alheias à organização.
9.2. A organização reserva-se o direito de não admitir a concurso os trabalhos que não cumpram as condições descritas neste regulamento.
​
10. Alterações ao regulamento e questões omissas
10.1. Este regulamento pode ser revisto pelas entidades organizadoras do concurso.
10.2. As candidaturas pressupõem a total aceitação das regras estabelecidas neste regulamento.
10.3. Cabe à organização decidir todas as questões omissas neste regulamento, sendo as suas decisões irrevogáveis.